O fornecedor de autopeças é um dos elementos mais importantes de uma oficina mecânica.

Isso significa que boa parte do seu reconhecimento e fidelização dos clientes vem de algo fora da sua empresa. Assim, saber como escolher bons parceiros é essencial para se fortalecer no mercado.

É muito importante conhecer bem a empresa antes de fechar negócio e montar uma parceria. Afinal, problemas com fornecedores podem trazer prejuízos para você e os seus clientes.

Por isso, neste artigo, preparamos várias orientações para você saber como escolher um bom fornecedor de autopeças para a sua oficina mecânica. Ficou interessado? Continue lendo e entenda mais sobre o tema!

 

Por que é importante escolher um bom fornecedor de autopeças para a oficina?

Para proporcionar um trabalho de qualidade na oficina mecânica, é importante contar com bons fornecedores.

Imagine a seguinte situação: você realiza um serviço para o cliente, mas a peça do veículo é de um fornecedor que você não confia muito. Em poucos dias de uso, a peça apresenta um defeito. Quem terá a imagem comprometida?

Como foi a sua empresa que prestou o serviço, o cliente vai associar a responsabilidade diretamente ao seu empreendimento. Mesmo que a peça danificada seja do parceiro de negócio, a sua empresa tinha o papel de escolher um produto bom para oferecer ao consumidor, concorda?

Então, se você quer evitar situações como essa, é importante realizar uma escolha bem criteriosa de fornecedores para a sua oficina. Selecionando adequadamente é possível realizar ótimos negócios e garantir a satisfação do seu cliente. Veja nossas dicas a seguir!

 

Procure uma empresa com boa reputação

É isso que os clientes buscam em uma oficina mecânica, não é mesmo?

Na hora da compra, o cliente costuma avaliar a reputação da oficina em questão. Por isso, você deve procurar a mesma coisa das empresas com as quais pretende fechar parceria.

Comprar as peças de um local reconhecido e com renome é a melhor escolha, assim, dessa forma você tem mais garantias de que tudo dará certo.

 

Análise a experiência no ramo

É claro que muitas empresas jovens no mercado podem oferecer um serviço de boa qualidade. Porém, para procurar um fornecedor, é mais fácil confiar em quem já tem anos de experiência no ramo. Dessa forma, é possível criar uma relação de confiança sólida e duradoura.

É aconselhado, antes de fechar negócio, certificar-se do tempo de trabalho da organização e procurar saber quais clientes ela já atendeu. Também é importante se informar sobre a cartela de serviços do empreendimento, para saber se o tempo que o fornecedor tem de mercado corresponde com a variedade de opções oferecidas.

 

Observe a variedade de produtos

É importante observar qual é a variedade de produtos do fornecedor para saber com quais opções você vai poder contar ao iniciar uma parceria com essa empresa.

Veja se os preços estão apropriados para os produtos, isto é, se eles estão com valores próximos às médias de outras empresas. Com isso você terá mais garantia de resultados positivos para a sua oficina.

 

Saiba como funciona os prazos de entrega

Como dono de oficina, você sabe o quanto o prazo é um fator determinante para o atendimento ao cliente.

Dependendo da agilidade oferecida, o cliente pode continuar ou desistir de comprar os seus serviços. Por isso, esse é um fator crucial na escolha de um fornecedor de autopeças.

Por isso, não deixe de conhecer os prazos e as condições de entrega da empresa com a qual você quer fechar parceria. Organize algumas informações, como sua demanda e o giro de estoque da oficina, para conseguir boas negociações com o fornecedor!

 

Pergunte sobre a política de troca ou devolução

É sempre bom estar preparado para a ocorrência de imprevistos em relação às peças. Isso porque é normal algumas coisas fugirem do seu controle, como por exemplo, o cliente desistir do conserto. Caso isso aconteça, contar com a flexibilidade do fornecedor é muito importante.

Comprar peças com garantia de procedência e prazos flexíveis para substituição ou devolução é uma vantagem competitiva enorme para sua oficina. Assim, você tem melhores possibilidades de gerir seu estoque e de resolver qualquer problema rapidamente.

Vale lembrar que você tem as garantias do Código de Defesa do Consumidor. Ele estabelece um prazo de 7 dias para desistir de uma compra e 90 dias para trocar um produto com defeito.

 

Custo-benefício e condições de pagamento

Um dos maiores erros que você pode cometer ao escolher um fornecedor de autopeças é se preocupar apenas com o preço. Ao decidir por um fornecedor, você precisa pensar que a qualidade das peças vai impactar diretamente na sua relação com o cliente final.

Se uma peça não funcionar corretamente você corre o risco de perder clientes e ter sua imagem prejudicada.

Também é muito importante estudar quais são as condições de pagamento oferecidas. Veja se elas são adequadas para o orçamento da sua oficina e certifique-se de que o fornecedor oferece garantia.

 

Registre todas as negociações e avalie o fornecedor

Durante o processo de escolha e até mesmo depois de fechar uma parceria é importante manter os registros de tudo que for combinado. Desta forma, você pode avaliar a empresa ao longo do tempo e verificar se a colaboração continua vantajosa para ambos.

Em geral, escolher e gerenciar a sua relação com o fornecedor de autopeças, com competência, promove uma diferenciação da empresa em relação aos seus concorrentes. Aproveite essas oportunidades!

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Gostou de saber como escolher um fornecedor de Autopeças? 🙂 Continue acompanhando nosso Blog para mais conteúdos e até a próxima!