Oficina mecânica é um segmento que está entre os mais rentáveis do mercado. Com o número crescente de veículos que circulam diariamente, poder fornecer um serviço de excelência é fundamental para fidelizar clientes. 

Mas a excelência dos trabalhos de uma oficina mecânica também contempla o descarte adequado de lixo e resíduos. Afinal, em um momento com tantas referências à preservação do meio ambiente, trabalhar com empresas sustentáveis já é uma prática comum.

No artigo de hoje falaremos sobre as formas corretas de realizar o descarte de lixo e resíduos da oficina mecânica e trabalhar com sustentabilidade. Aproveite sua leitura!

 

Por que é importante descartar corretamente o lixo e resíduos da oficina mecânica?

O lixo e resíduos produzidos por uma oficina mecânica podem ser prejudiciais ao meio ambiente quando são descartados de modo incorreto. 

O descarte inadequado desses produtos pode ocasionar contaminação do solo e da água, degradando o ambiente e gerando maior poluição. 

Investir em uma empresa sustentável é uma forma de se destacar no mercado, e isso também se aplica a oficinas mecânicas. 

Manter o descarte correto de lixo e resíduos da oficina contribui para o meio ambiente e evita problemas para o estabelecimento, que pode sofrer penalidades.

A ISO 14000 determina as normas de exigência das práticas de gestão ambiental por empresas públicas e privadas. A chamada SGA (Sistema de Gestão Ambiental), é um conjunto de medidas sustentáveis para garantir a preservação do meio ambiente. Dentre elas estão as práticas de descarte de lixos e resíduos.

A Lei Federal n.º 6.937/81 criou o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Esse órgão é responsável pelas medidas de preservação do meio ambiente. O PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) é regulamentado pelo Conama, confirmando às empresas as medidas necessárias para descartar lixos e resíduos de modo adequado.

No caso de uma oficina mecânica, cuja atividade principal é o reparo de veículos automotores, é preciso ter atenção para o descarte de resíduos.  Ela precisa, obrigatoriamente, trabalhar com métodos adequados para o destino de resíduos, seja descarte ou reciclagem.


Lixo e resíduos produzidos por uma oficina mecânica

Em uma oficina mecânica são produzidos diversos tipos de resíduos. Toda sobra de produtos após sofrerem intervenção humana é caracterizada como resíduo.

Conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas), os resíduos podem ser divididos em líquidos ou sólidos. Em se tratando de uma oficina mecânica, temos:

  • Líquidos: óleos lubrificantes, fluídos de freio, caixa de câmbio e qualquer líquido originado pela drenagem de líquidos do veículo.
  • Sólidos: panos e estopas, vidros, baterias, lâmpadas, graxa, embalagens de produtos e resíduos provenientes dos serviços de manutenção.

Cada tipo de resíduo gerado pelas oficinas mecânicas precisa de um processo de tratamento e descarte adequado para não gerarem impactos ambientais.

Além dos tipos de resíduos, a ABNT também classifica os tipos de resíduos sólidos, considerando seu risco para o meio ambiente.

  • Classe I: Perigosos

Os resíduos de classe I são aqueles que representam riscos ao meio ambiente e à saúde pública em casos de descarte inadequado.

Para que um resíduo produzido pela oficina mecânica seja considerado perigoso, ele deve constar nos anexos A e B da NBR 10004. Além disso, deve possuir características corrosivas, inflamáveis, toxicidade e contaminantes.

Dentre os resíduos de classe I produzidos por uma oficina mecânica, podemos destacar óleos lubrificantes utilizados, baterias, lâmpadas fluorescentes, líquidos de pintura industrial dentre outros.

Muitos desses resíduos podem emitir chumbo, vapor de mercúrio e iodo, prejudiciais ao meio ambiente e podem gerar contaminações, comprometendo a saúde pública.

  • Classe II: Não Perigosos

O lixo e resíduos da oficina mecânica não perigosos são aqueles que não causam prejuízos ao ambiente ou saúde, não emitindo agentes contaminantes.

No caso de uma oficina mecânica, resíduos como pneus, vidros, latas, pedaços de estopa, panos, dentre outros, são considerados de classe II.

Considerando os tipos de resíduos e sua classificação, é importante elaborar um planejamento de tratamento e descarte, principalmente dos resíduos considerados perigosos. Falaremos sobre isso a partir do próximo parágrafo.

Como descartar corretamente o lixo e resíduos da oficina mecânica?

Toda oficina mecânica deve elaborar um plano de descarte para o lixo e resíduos produzidos. Isso também faz parte dos processos de gestão adotados pela empresa. 

Durante a elaboração do plano, é importante determinar o destino adequado para cada tipo de resíduo, considerando sua classe. 

Existem três etapas fundamentais para determinar o descarte correto de produtos, considerando todo o fluxo operacional da oficina mecânica.


1 – Captação dos resíduos

Essa etapa prevê o processo de retirada da oficina mecânica. É necessária uma análise sobre o volume de cada tipo de resíduos que será descartado.

Em alguns casos é interessante que a oficina mecânica opte por um serviço especializado, que conta com profissionais experientes para realizar a coleta com segurança e veículos apropriados para o transporte de resíduos perigosos.

 

2 – Separação de resíduos

Após a coleta dos resíduos na oficina mecânica, cada tipo precisa receber um tratamento diferenciado. Geralmente eles passam por processos de refino, trituração, cortes, centrifugação, dentre outros.

Visto que o tratamento é realizado, é possível avaliar quais tipos de materiais podem ser reaproveitados de forma segura, passando por processos de reciclagem.

 

3 – Destinação

Uma vez coletado e tratado adequadamente, o resíduo recebe o destino determinado pela legislação. 

Após a finalização e implementação do plano de gerenciamento de resíduos da oficina mecânica, o estabelecimento recebe um certificado de responsabilidade ambiental.

 

Além das etapas acima, é importante manter o descarte adequado até a etapa da coleta. Acompanhe o esquema a seguir para sinalizar sua oficina mecânica de acordo com os códigos de cores determinados pelo Conama. Essa é uma forma de facilitar o descarte e a coleta de resíduos, além de evitar penalidades ou acidentes internos.

  • Azul – papéis secos e papelão.
  • Vermelha – plástico e isopor.
  • Verde – vidros.
  • Amarela – metais.
  • Laranja – resíduos perigosos ou contaminados.
  • Roxa – resíduos radioativos.
  • Marrom – lixo orgânico.
  • Preta – madeira.
  • Cinza – resíduos gerais, não recicláveis e não passíveis de separação.

Manter uma boa gestão de lixo e resíduos da oficina mecânica garante a preservação do meio ambiente e também mais segurança para colaboradores e demais pessoas envolvidas. Outro ponto favorável é evitar multas e penalidades por infrações, o que pode comprometer a reputação do estabelecimento.

Em um momento em que a conscientização pela sustentabilidade está em alta, trabalhar com uma oficina mecânica que preserva o meio ambiente é também um diferencial de mercado para atrair uma clientela maior. 

 

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Até a próxima! 🙂