Você já parou para pensar sobre qual é a parte mais importante do seu carro? Acredito que já tenha feito isso, e sua conclusão deve ter sido a de que o motor é a parte mais importante. Sendo assim, para evitar o desgaste das peças, é melhor escolher o óleo mineral ou sintético?

Todos sabemos ser fundamental que as trocas de óleo sejam feitas conforme o fabricante nos orienta. Afinal de contas, se faltar o óleo no motor, podemos perder esse motor e precisar fazer a junta do cabeçote. Isso não é nada barato, e mais do que isso, pode não ficar perfeito o serviço. 

Contudo, existe uma diferença muito grande entre as duas categorias de óleo? Ou melhor, tem carros em que precisamos colocar o óleo sintético e em outros o óleo mineral? Essas são perguntas importantes que responderemos, óleo mineral ou sintético?


Qual a importância do óleo para o motor?

Primeiramente, o óleo é responsável por lubrificar as peças do motor, evitando assim o desgaste das peças. Desse modo, a durabilidade das peças será muito maior, e os problemas com seu motor diminuirão ao longo do tempo. Mas não é somente isso que o óleo faz. 

Contudo, ao evitar o atrito entre as peças do motor, o óleo ajuda a impedir o superaquecimento do motor. Afinal de contas, quanto mais atrito tiver, maior será a temperatura do motor, assim saber que óleo escolher é fundamental. Qual é a diferença entre óleo sintético e mineral?

O óleo sintético e o mineral contribuirão de maneiras diferentes para impedir esse atrito entre as peças. Além disso, contribuirão para que a temperatura do motor aumente, se eles estiverem no prazo útil. Mas qual é a diferença entre o óleo sintético e o mineral?


Conheça o Óleo lubrificante Sintético

As diferenças entre o óleo sintético e o mineral começam pela composição, o óleo sintético não leva petróleo em sua fórmula. Desse modo, sua estrutura molecular é mais homogênea, e sua durabilidade maior. Mas para sua fabricação, os processos industriais são maiores também. 

Devido ao maior número necessário de processos industriais para sua fabricação, o valor acaba sendo maior também. O óleo sintético é mais caro que o óleo mineral, essa é outra diferença entre os dois.  Contudo, em sua fórmula o óleo sintético tem aditivos que auxiliam na limpeza do motor. 

Você ainda encontrará o óleo semi-sintético, sendo uma mistura entre o óleo sintético e o mineral. Mas o óleo sintético é o que extrai o melhor desempenho de seu motor, além de fazer a lubrificação necessária das peças. É uma excelente escolha para cuidar de seu carro. 

Conheça o Óleo lubrificante Mineral

Ao contrário do óleo sintético, o óleo mineral tem petróleo em sua composição, isso faz diferença em sua homogeneidade. Ou seja, o óleo mineral é feito a partir do refino do petróleo. O óleo mineral também usa aditivos em sua fórmula, mas o interesse é ajudar a estabilizar as moléculas do petróleo.

Contudo, é evidente que a presença dos aditivos também contribuem para o cuidado com seu motor. Uma diferença entre o óleo sintético e o mineral é o mineral ser mais barato, porém precisa ser trocado em intervalos menores. Desse modo, o custo benefício precisa ser bem pensado. 

Outra questão importante é que por ser feito através do petróleo, existe diferença de viscosidade. E a qualidade do óleo pode ter variação, isso dependerá da qualidade do óleo “cru”. Aqui você viu algumas diferenças entre o óleo sintético e o mineral, agora, o sintético será melhor sempre?


Como escolher o melhor óleo lubrificante para meu carro?

Por fim, vimos que o óleo é essencial para o motor de seu carro, e que a falta dele pode causar danos graves ao motor. Porém, não é somente a falta dele, mas quando ele está vencido ele perde suas funções. Isso causará danos graves ao motor. É necessário fazer as trocas nos tempos devidos. 

Mas escolher entre o óleo sintético e o mineral parece fácil depois do que você leu? Apesar de o óleo sintético ter durabilidade maior, e por não ser derivado do petróleo ter uma estabilidade molecular mais homogênea. Nem sempre ele será o melhor para seu carro. 

Para escolher entre o óleo sintético e o mineral, observe o manual do fabricante do seu carro. No manual existirá a indicação do fabricante, a melhor escolha é obedecer o que diz o manual. O fabricante sempre saberá o que é melhor para seu carro, fique atento aos períodos de trocas. 

Na Suporte Distribuidora você encontra os melhores óleos lubrificantes para seu carro, além do melhor atendimento. Quer saber mais sobre como cuidar do seu carro? Entre no blog da Suporte Distribuidora, e aprenda mais sobre como cuidar do seu carro da melhor maneira possível.