Na hora de substituir um componente tão crucial como o catalisador, uma dúvida é comum nas oficinas e distribuidoras: vale mais a pena investir em uma peça original ou optar por um modelo universal? A resposta não é tão simples e vai muito além da diferença de preço.
Ambos têm seu lugar no mercado e podem ser a solução ideal dependendo do veículo, do orçamento e das expectativas do cliente. entender as características de cada um é fundamental para fazer a escolha certa, garantindo tanto a satisfação do cliente quanto a reputação da sua oficina.
Neste artigo, vamos detalhar as principais diferenças entre os catalisadores originais e universais, para que você possa tomar a melhor decisão para cada caso.
O que são os catalisadores originais (OEM)?
Os catalisadores originais, também conhecidos como OEM (original equipment manufacturer), são as peças genuínas, idênticas às que vêm instaladas no veículo quando ele sai da fábrica. Eles são projetados e fabricados pela montadora ou por um fornecedor homologado por ela.
A principal característica de um catalisador original é que ele foi desenvolvido especificamente para um determinado modelo e motorização, isso garante um encaixe perfeito e um desempenho totalmente alinhado com os parâmetros de fábrica do veículo, sem a necessidade de qualquer tipo de adaptação.
E os catalisadores universais?
Como o nome sugere, os catalisadores universais são peças de reposição projetadas para atender a uma ampla gama de veículos. Eles não são específicos para um único modelo, mas sim fabricados com características que permitem sua aplicação em diferentes carros.
A grande vantagem dos modelos universais é o custo mais acessível, no entanto, sua instalação quase sempre exige adaptações, como cortes e soldas no sistema de escapamento, para que a peça se encaixe corretamente no lugar da original.
Comparativo direto: As 6 principais diferenças entre os catalisadores originais e univerais
Para facilitar a escolha, vamos comparar os dois tipos ponto a ponto.
- Instalação e encaixe
- Original: a instalação é direta (plug and play). como a peça é idêntica à de fábrica, basta remover a antiga e colocar a nova, sem nenhuma modificação.
- Universal: a instalação é mais trabalhosa. o mecânico precisa adaptar a peça ao sistema de escapamento do carro, o que exige mão de obra especializada e ferramentas adequadas.
- Durabilidade e materiais
- Original: geralmente possui uma carga maior de metais nobres (platina, paládio e ródio) e uma construção mais robusta, o que se traduz em uma vida útil mais longa.
- Universal: para ter um custo menor, pode conter uma quantidade reduzida de metais nobres. a durabilidade pode ser inferior à da peça original, especialmente em modelos de baixíssima qualidade. Tenha em mente sempre um bom fornecedor para entregar o máximo de qualidade possível
- Eficiência e desempenho
- Original: garante a máxima eficiência na conversão de gases, mantendo o desempenho, o consumo de combustível e os níveis de emissões dentro do especificado pela montadora.
- Universal: um bom catalisador universal certificado cumpre sua função de reduzir poluentes, contudo, modelos de qualidade duvidosa podem não ser tão eficientes, arriscando acender a luz da injeção e não passar na inspeção veicular.
- Custo
- Original: o preço é significativamente mais alto, devido à engenharia específica, à qualidade dos materiais e à marca da montadora.
- Universal: é a opção mais econômica, sendo o principal atrativo para muitos proprietários de veículos.
- Certificação
- Original: já sai de fábrica com todas as certificações e homologações necessárias.
- Universal: é fundamental escolher um modelo que tenha o selo do inmetro. essa certificação garante que a peça foi testada e atende aos padrões mínimos de controle de emissões e segurança.
- Garantia
- Original: costuma ter uma garantia maior oferecida pela própria montadora.
- Universal: a garantia varia conforme o fabricante, mas geralmente é de um ano.
Afinal, qual escolher entre os catalisadores?
A decisão final depende de uma análise cuidadosa de cada situação.
Opte pelo catalisador original quando:
- O veículo for novo ou estiver no período de garantia.
- O cliente não abre mão do desempenho original e da máxima durabilidade.
- O orçamento não for o principal fator limitante.
O catalisador universal pode ser a melhor opção quando:
- O veículo for mais antigo e estiver fora de garantia.
- O orçamento do cliente for limitado.
- A prioridade for resolver o problema de forma funcional e mais acessível.
O mais importante é nunca abrir mão da qualidade, seja original ou universal, a escolha de uma peça certificada e de um fornecedor de confiança, como a suporte distribuidora, é o que garante a eficiência do serviço e a segurança do veículo.