Assim como em qualquer outro segmento no mercado, uma oficina mecânica também precisa de uma boa gestão e nutrir um bom relacionamento com os clientes.
Para as oficinas, manter os clientes fidelizados é uma forma de criar credibilidade no mercado, garantir bons volumes de vendas dos produtos, além de aumentar o número de atendimentos diários.
Por meio de melhorias pontuais, é possível garantir ainda uma receita mensal favorável.
Como é a oficina mecânica da atualidade?
Antigamente, a visão que se tinha de oficinas mecânicas, eram locais escuros, sujos de graxa e cheios de peças e pneus. Boa parte dos clientes chegavam por indicação ou por alguma emergência, deixavam seus veículos e aguardavam o orçamento.
Entretanto, as oficinas mecânicas evoluíram. Hoje temos locais mais limpos, organizados e muitas com uma área especializada para o atendimento ao cliente, e até descontrair se for o caso de esperar.
Muito mais que um local com boa estética, o relacionamento com o cliente é fundamental para atrair novos clientes, além de nutrir com informações importantes e seguras sobre os carros, é uma forma de manter uma carteira fidelizada e constante.
Para se estabelecer um bom relacionamento com o cliente, existem algumas estratégias que podem ser implementadas nos processos de gestão de uma oficina mecânica.
Como a oficina mecânica pode proporcionar um bom relacionamento com o cliente?
O consumidor atual está mais exigente, especialmente com a chegada da internet e das redes sociais.
Hoje ele pode buscar serviços nos mecanismos de busca e ainda obter avaliações, positivas e negativas, sobre o estabelecimento.
Essa mudança de comportamento aumenta ainda mais a competitividade, e permite que os clientes busquem ainda mais referências sobre o serviço e as boas práticas no relacionamento que os profissionais prestam.
Vale lembrar que para o consumidor moderno, não basta só um serviço bem-feito, mas também é preciso que a empresa ofereça maior interação com as suas necessidades.
Vamos deixar 5 dicas práticas para você melhorar ainda mais o relacionamento da sua oficina mecânica com o seu cliente. Confira!
1. Comunicação eficiente
Comunicação é a alma do negócio. Apesar de parecer clichê, é uma verdade. A boa comunicação não parte somente das questões operacionais, mas também com a forma que interage com o cliente.
Para se comunicar de forma assertiva com o cliente, é preciso garantir uma boa conversa desde o primeiro contato com a oficina mecânica.
Cordialidade é imprescindível para qualquer estabelecimento. Mas, além disso, é preciso se comunicar demonstrando empatia pelo problema que o cliente possui, dessa forma ele identifica que a oficina mecânica está lá para resolver.
Quando a comunicação flui dessa maneira, o cliente sente profissionalismo e confiança no trabalho do estabelecimento.
É importante lembrar que as explicações sobre os reparos necessários e orçamentos devem ser bem claras, sem termos muito técnicos e jargões, respondendo as dúvidas que o cliente tenha com total clareza.
Dessa forma, o serviço pode ser contratado sem os contratempos que possam surgir em um atendimento não tão eficiente
2. Canais de atendimento diversificados
A forma de atendimento de uma oficina mecânica geralmente é por telefone ou presencialmente.
Hoje é possível oferecer ao cliente outros canais de atendimento mais práticos, principalmente para aqueles clientes que estão sempre ocupados.
O uso de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, por exemplo, é uma ótima alternativa para manter a comunicação com o cliente.
Além de agendamentos, é possível criar listas de transmissão para envio de promoções, lançamentos de serviços e até mesmo lembretes sobre serviços de revisão veicular.
As redes sociais também são canais de atendimento eficientes para aproximar ainda mais o cliente da oficina mecânica, sendo a abertura de mais um canal de comunicação, informação e identificação do que é oferecido.
3. Opinião dos clientes
Em tempos em que todos os negócios são digitais, colher a opinião dos clientes é um excelente cartão de visitas.
Ouvir a opinião do cliente é outro ponto importante para melhorar ainda mais o atendimento aos clientes de uma oficina mecânica.
Através do ponto de vista do cliente sobre os serviços, é possível identificar os pontos de melhoria, e assim aperfeiçoar. Além do mais, com opiniões positivas é possível a aquisição de novos clientes por meio destes novos canais.
A opinião dos clientes sobre o seu serviço nas redes sociais possibilita a criação de um ambiente seguro e confiável, tornando a sua oficina mecânica referência, o que traz ainda mais relevância para o seu negócio dentro dos motores de busca, como o Google, e assim mais visibilidade.
4. Promoções
Promoções atrativas são ótimas estratégias para fidelizar clientes e melhorar o relacionamento com eles na oficina.
Para isso, é interessante estudar o seu mercado e os principais perfis de clientes, assim é possível mapear as soluções que mais fazem sentido para cada realidade, e os serviços que mais são recorrentes, gerando economia e benefícios para eles.
Um bom exemplo são descontos para clientes fidelizados, valores especiais em revisões programadas, além de pequenos serviços que possam ser oferecidos gratuitamente a partir da contratação de outros reparos com valor superior, nada que levaria a oficina a ter prejuízos.
Esse tipo de experiência intensifica a relação do cliente, cria proximidade com a necessidade dele, além de ser interessante para as finanças da oficina, já que os serviços podem ser recorrentes.
5. Capacitação dos colaboradores
Uma equipe capacitada e apta para toda demanda dos clientes é um dos diferenciais das oficinas mecânicas da atualidade.
É importante investir em treinamentos e encontros para que os colaboradores saibam a forma correta de abordar o cliente e atender suas expectativas.
O atendimento de qualidade é o primeiro passo para criar uma relação duradoura entre a oficina mecânica e o cliente. Afinal, um carro pode ter problemas outras vezes, e com colaboradores empenhados na melhoria constante, sempre haverá uma demanda específica para cada perfil de cliente.
Como vimos, essas dicas práticas são bastante eficientes para melhorar ainda mais a interação entre a oficina mecânica e os clientes.
Vale lembrar que clientes satisfeitos fazem propagandas dos serviços prestados pela oficina mecânica, contribuindo para atração de novos clientes e aumento da lucratividade.
Suporte Distribuidora garante as melhores soluções para sua oficina mecânica
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